A Toledo Prudente Centro Universitário desenvolve um programa de apoio psicopedagógico junto aos alunos, professores e coordenadores.

Com o objetivo de auxiliar nos conflitos relacionados ao processo educacional, a Psicopedagoga e mestre em educação, Neuza Gibim, mantém contato com os alunos, abrindo um espaço de escuta para possíveis orientações e encaminhamentos, contribuindo para que o mesmo possa monitorar e regular a própria aprendizagem.

O trabalho a ser realizado abrange:

INSTITUIÇÃO:

- Realização de palestras sobre temas pertinentes: metodologia de estudo, técnicas e práticas pós-modernas de aprendizagem, para poder postar-se na frente dos tempos e oferecer ao aluno o que há de melhor;

- Prospecção de possíveis causas de dificuldade de aprendizagem.

PROFESSORES/ COORDENADORES:

- Instrumentalização de professores e coordenadores sobre práticas e reflexões diante de novas formas de aprender;

- Compreensão juntamente com o profissional de o porquê o “aluno” apresenta dificuldades de aprendizagem.

- “Ressignificar as práticas de formação e de ação do professor” (MORAES Celso, CAMPOS R. pg 86).

ALUNO:

- Realização de processos de orientação educacional tanto na forma individual quanto em grupo;

- Promoção de orientações metodológicas de acordo com as características do aluno ou em grupo, referentes à orientação de estudos e apropriação dos conteúdos;

- Vivência sobre novas formas de aprender;

- Orientação sobre o emprego das estratégias cognitivas no ato de estudar;

- Criação de estratégias para o exercício da autonomia, fazendo a mediação entre grupos, sub-grupos; transformando queixas em pensamento transformador e reconstrutivo;

- Promoção de espaços de escuta, fazendo encaminhamentos de estruturação significativa, sempre tendo como meta principal o processo ensino – aprendizagem.

INFORMAÇÕES:

Neuza Gibim - Psicopedagoga