imagem

 

SOBRE O PROGRAMA

A Toledo Prudente Centro Universitário selecionará 4 alunos  para o Programa Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades – Edição 2019.

Os alunos selecionados receberão uma bolsa no valor total e em parcela única de 12.630,90 (Doze mil seiscentos e trinta reais e noventa centavos), correspondente a € 3.000,00 (Três mil euros), mediante conversão efetuada com base na cotação do valor de venda do Euro publicado pelo Banco Central do Brasil, R$ 4,2103  – para despesas com viagem, estadia e alimentação. São 274 universidades estrangeiras participantes do programa situadas na Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

Os bolsistas selecionados tomarão as providências necessárias para efetivação do intercâmbio, tais como contatos com a universidade estrangeira e matrícula, e arcarão com as despesas do curso escolhido para intercâmbio de 1 semestre. Os interessados também deverão estar matriculados na Toledo Prudente durante o semestre em que estiverem fora do país. Os alunos serão responsáveis ainda pelas providências e custos com vistos, documentação de ingresso no país estrangeiro, seguro saúde, valores e taxas que excederem a bolsa, dentre outros.

 

REQUISITOS DO CANDIDATO

Art. 6º. São critérios de elegibilidade para participar do Programa Bolsas Ibero-Americanas:

I - ser pessoa física habilitada à prática de todos os atos da vida civil, nos termos do artigo quinto do Código Civil (Lei nº 10.406/2002)

II - ser residente e domiciliado em território nacional brasileiro e maior de 18 anos;

III - Apresentar conta corrente ativa no Banco Santander em que tenha realizado ou autorizado transações como saque, depósito, pagamento de contas, TED nos últimos 89 (oitenta e nove) dias e/ou tenha investimentos (poupança, CDB e Fundos de Investimentos) ou empréstimos (Crédito Pessoal/CDC) vinculados na conta;

IV - não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Grupo Santander; 

V - estar regularmente matriculado durante todo o processo de seleção e, obrigatoriamente, também matriculado durante todo o período de realização do Programa.

VI - já ter cursado o primeiro semestre letivo do respectivo curso na Toledo Prudente e não estar no último semestre letivo desse curso;

VII - ser aluno de curso na Toledo Prudente que ofereça, quando do retorno do intercambiário, de forma regular, as disciplinas pendentes em função do programa de mobilidade.

VIII - ler e aceitar as disposições contidas nos PRINCÍPIOS GERAIS DOS PROGRAMAS DE BOLSAS DO SANTANDER UNIVERSIDADE bem como seu ANEXO III - PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANIAS - Edição 2019;

IX - não ter sofrido sanção disciplinar na Toledo Prudente no último ano;

 

INSCRIÇÃO

Art. 7º. As inscrições devem ser feitas, preferencialmente, por meio do aplicativo Santander Universitário ou, na falta deste, no endereço eletrônico www.santanderuniversidades.com.br/bolsas

 

Art. 8º. O prazo para inscrever-se decorrerá até 07 de agosto de 2019 às 23h59.

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

 

Art. 9º. A gestão do processo de seleção caberá a Coordenação de Internacionalização da Toledo Prudente.

Parágrafo único. O processo seletivo para indicação das bolsas concedidas pelo Programa Ibero-americanas será dividido em três etapas conforme quadro abaixo:

 

Etapas

Avaliação

Observação

1ª Etapa

Apresentação da Documentação - artigo 11, e) deste edital

Eliminatório

2ª Etapa

Desempenho Acadêmico (DA) e

Nível de Renda Familiar (NRF)

Classificatório/Eliminatório

3ª Etapa

Entrevista

Classificatório/Eliminatório

 

Art. 10. A seleção dos alunos inscritos no site do Santander, para fim de indicação ao Programa do Santander Ibero-Americana, se dará por meio dos critérios de desempenho acadêmico e priorização para candidatos em vulnerabilidade econômica conforme exigência dos Princípios Gerais do Programa de Bolsas do Santander Universidades e seu Anexo III.

CRONOGRAMA – BOLSA SANTANDER 2019

INSCRIÇÕES NO SANTANDER (Aplicativo Santander Universitário ou endereço eletrônico www.santanderuniversidades.com.br/bolsas)

Até: 07/08/2019 às 23h59

ENTREGA DE DOCUMENTOS (no Escritório de Apoio Acadêmico – EAA).

12/08/2019 e 13/08/2019

RESULTADO DA ETAPA DE APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS COM A LISTA DOS CANDIDATOS HABILITADOS PARA A SEGUNDA ETAPA

15/08/2019

RESULTADO DA SEGUNDA ETAPA COM A LISTA DE CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS HABILITADOS PARA A TERCEIRA ETAPA (ENTREVISTA)

23/08/2019

ENTREVISTAS TOLEDO PRUDENTE e SELEÇÃO

De 26/08/2019 a 27/08/2019

RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO INTERNA

30/08/2019

TERMO DE INDICAÇÃO Envio online (upload)

Até 06/09/2019

DATA LIMITE PARA APROVAÇÃO DO TERMO DE INDICAÇÃO

21/09/2019

TERMO DE ADESÃO Envio online (upload)

11/10/2019

DATA LIMITE PARA APROVAÇÃO DO TERMO DE ADESÃO

26/10/2019

PAGAMENTO AOS BOLSISTAS

NOVEMBRO e DEZEMBRO DE 2019