A Toledo Prudente mantém, desde 2005, o Programa de Iniciação Científica Toledo (PICT), destinado a alunos da graduação e pós-graduação, bolsistas e voluntários, orientados por professores da instituição em grupos de iniciação científica. O programa objetiva despertar a vocação científica nos alunos, proporcionando uma formação integral, articulando a pesquisa ao ensino.

Diretrizes

Os grupos de iniciação científica são norteados por um tema central – Relações Sociais e Ambientais para uma Sociedade Inclusiva – e vinculados à linha de pesquisaDireitos Humanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento. Os eixos temáticos dos grupos são: Questões SócioJurídicas e Direitos Humanos, Relações Empresariais, Inclusão e Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas e Inclusão Social.

Programa de Bolsas

A concessão de bolsas e os respectivos valores aos alunos integrantes dos grupos de iniciação científica são estipulados, anualmente, por intermédio de edital, conforme disponibilidade orçamentária da Toledo Prudente.

A bolsa destina-se exclusivamente aos alunos da Toledo Prudente selecionados nos termos do respectivo edital e terá duração de um ano.

Veja aqui o regulamento do Programa de Iniciação Científica.

Grupos de Iniciação Científica

A Toledo Prudente mantém 6 (seis) grupos de iniciação científica, assim distribuídos:

Grupo de Iniciação Científica

Orientador(a)

Dia e Horário da Reuniões

Novo Processo Civil Brasileiro: Garantias Fundamentais e Inclusão Social

Prof. Me. Pedro Augusto de Souza Brambilla

Sexta-Feira 17h30 – 19h

Constitucionalismos e Direitos Fundamentais

Prof. Caíque Tomaz Leite da Silva

Prof. Dr. Sérgio Tibiriçá Amaral

Quarta-feira 17h – 19h

Inclusão e desigualdade: expressões contemporâneas

Prof. Dra. Juliene Aglio de Oliveira

Terça-feira 16h-18h

Direito penal na modernidade

Prof. Dr. Glauco Roberto Marques Moreira

Quinta-feira 17h-19h

Pesquisa aplicada com realidade virtual, inteligência artificial e Data Science

Prof. Dr. Alisson do Carmo

Terça-feira 17h – 19h

Desenvolvimento de Materiais Sustentáveis a partir de Cargas Residuais

Prof. Dr. Elton Prado dos Reis

Terça-feira 17h – 19h

Confira aqui o edital do programa

Faça sua inscrição aqui

Encontro de iniciação científica

Anualmente, os alunos e pesquisadores de iniciação científica participam do ETIC (Encontro Toledo de Iniciação Científica), evento que possibilita a divulgação das pesquisas realizadas na Toledo Presidente Prudente, bem como o intercâmbio com alunos e pesquisadores de outras instituições da região e de outros estados. Os artigos selecionados para o ETIC são publicados nos anais do encontro, em CD-Rom (ISSN 1809-2551) e em versão eletrônica (ISSN 21-76-8498). Além do ETIC, os bolsistas são estimulados a participar de eventos científicos externos, por meio de um programa de fomento de viagens.

Informações

O Programa de Iniciação Científica é coordenado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas. Informações adicionais podem ser obtidas no NEPE , pelo telefone (18) 3901-4000 ou pelo e-mail nepe@toledoprudente.edu.br