Site da Toledo Prudente ganha intérprete virtual de libras

O Hugo é uma ferramenta de inclusão que auxilia as pessoas com deficiência, tornando a comunicação digital mais acessível

Paulo Sereguetti

25/07/2019

Tem gente nova chegando a equipe da Toledo Prudente Centro Universitário. Estamos falando do Hugo, o nosso intérprete de libras virtual para o site institucional. O NAAC (Núcleo de Acessibilidade e Acolhimento) comemora essa chegada. 
 
O Hugo é uma ferramenta de inclusão que auxilia as pessoas com deficiência, tornando a comunicação digital mais acessível. 
 
Segundo o último Censo de 2010, estima-se que o Brasil possui mais de 9 milhões de surdos e que a maioria deles não compreende a língua escrita, dependendo do uso de Libras para se comunicar.
 
A coordenadora no NAAC, Carla Destro, afirma que a acessibilidade é direito fundamental da pessoa com deficiência, pois viabiliza as suas atividades cotidianas.
 

“A Toledo Prudente tem investido muito em acessibilidade. A estrutura passa por transformações, inclusive com implementação de elevadores, sinalização tátil e visual nos pisos e o Braile nos corrimãos e salas, visando facilitar a circulação das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. O investimento também está presente no oferecimento de tecnologias e recursos humanos”, ressalta Carla. 
 
O investimento é importante, mas o respeito e o fim do preconceito é fundamental. Ofereça auxílio sempre que encontrar uma pessoa com deficiência e respeite as obras de acessibilidade. 
 
Serviço – O NAAC (Núcleo de Acessibilidade e Acolhimento) foi criado na Toledo Prudente em 2016 com a finalidade de viabilizar a inclusão da pessoa com deficiência no ambiente acadêmico, com a eliminação de qualquer tipo de barreira. O NAAC atende, em especial, pessoas com deficiência auditiva, visual, física, altas habilidades/superdotação e Transtorno do Espectro Autista. O atendimento é direcionado ao aluno desde sua inscrição no processo seletivo, aos professores, funcionários, bem como membros da comunidade em geral, no ambiente acadêmico.