Grupo de Estudos Temporário abre inscrições

Os alunos se preparam para a Elaboração de Parecer Jurídico à Corte Interamericana de Direitos Humanos

Laís Ernesto

25/06/2019

Férias? Que nada! É hora de preparação para envio de parecer jurídico.

Os alunos do curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário podem se inscrever para participar do GET - Grupo de Estudos Temporário para Elaboração de Parecer Jurídico à Corte Interamericana de Direitos Humanos. Os encontros começam no dia 08 de julho e vão até setembro.

Durante as férias, o grupo ocorrerá das 17h às 19h e no período de aulas, das 17h às 18h. Os encontros serão no Anfiteatro Dr. José Cupertino D’Arce. Para participar, é preciso se inscrever por meio do link, até o dia 05 de julho.

O Grupo é destinado aos alunos do curso de graduação ou pós-graduação de Direito da Toledo Prudente que cursaram a disciplina de Direito Internacional, que frequentem o Grupo de Estudos do Sistema Interamericano de Direitos Humanos ou o Grupo de Estudos de Direito Internacional Constitucional.

A apresentação de um parecer repercutirá nos países da Corte Interamericana. Uma ótima oportunidade de aplicar o conhecimento teórico sobre Direito.

Essa é a preparação para a competição do Julgamento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, em Washington.

Sobre o Parecer Jurídico
Pautados nos recentes acontecimentos sobre a crise diplomática na Venezuela, a República da Colômbia apresentou perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos um pedido de opinião consultiva. O prazo para o GET enviar o parecer jurídico à Corte Interamericana de Direitos Humanos é de 5 de setembro.

Sobre a Corte
A Corte Interamericana é o órgão máximo do Sistema Interamericano de Direitos Humanos na interpretação e aplicação da Convenção Americana de Direitos Humanos, sendo que vários países estão subordinados a ela, como por exemplo, Brasil, Colômbia, Chile, Peru e Argentina.