Simpósio tratará sobre os Direitos das mulheres negras

Paulo Sereguetti

03/05/2019

A décima sexta edição do Simpósio de Serviço Social terá como tema “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro”. O evento acontecerá às 19h do dia 15 de maio e é organizado pelos alunos do curso de Serviço Social da Toledo Prudente.

O objetivo do evento é comemorar o Dia do Serviço Social e também refletir e debater sobre a de retirada maciça de direitos das mulheres negras.

O evento é gratuito e podem participar alunos e professores da Toledo Prudente, bem como membros de movimentos sociais, sindicatos, assistentes sociais e demais profissionais interessados no assunto.

As convidadas para compor a mesa no evento são Ivonete Alves, mestre em educação e integrante do Coletivo Mãos Negras da FCT, Jéssica Bomfim, diretora da Seccional do Conselho Regional do Serviço Social (CRESS) de Presidente Prudente, e Kamila Camilo, Community Manager da Rede FAB LAB LIVRE SP atua com desenvolvimento de políticas públicas para inclusão digital e tecnológica, promoção de diversidade e equidade de gênero na Cidade de São Paulo pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia.

Juliene Aglio Parrão, coordenadora do curso de Serviço Social, explica que o Simpósio está de acordo com o proposto pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

“A exclusão social dos negros e pobres nesse país ainda é uma verdade muito recorrente, e isso gera males que ultrapassam gerações, todas estas tendo seus direitos violados e oportunidades negadas. O Brasil ainda carrega parte do seu período escravocrata, e, portanto, ainda tem o Racismo enraizado em toda sua estrutura institucional, social e cultural. Para tanto, todos os espaços de discussão e análise acerca de como combater essa realidade social.