Concurso de Paisagismo movimenta Toledo Prudente

Os alunos do 6º termo de Arquitetura e Urbanismo desenvolveram projetos de paisagismo para uma chácara

20/11/2018

Os alunos do 6º termo de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente Centro Universitário participaram do 2º Concurso de Paisagismo. A final contou com a presença de profissionais como jurados.

De acordo com o professor responsável pela atividade, Luciano Osako, o concurso ocorreu em diferentes etapas. “A primeira ação foi a visita até o nosso ‘cliente’ para a coleta de dados. Após, as equipes passaram a pensar nas soluções paisagísticas para o melhoramento da área. O momento final foi a apresentação para os clientes e júri técnico”, comenta. O concurso premiou os grupos com duas menções honrosas e primeiro, segundo e terceiro lugar.

A aluna do 8º termo, Stela Pelegrino, diz que o concurso foi uma experiência positiva. “O projeto foi um desafio motivador pois as intervenções foram propostas para atender a um programa de necessidades reais”, reflete. A estudante acrescenta que o projeto foi desenvolvido com uma proposta pedagógica, na qual os alunos trabalharam em grupo por meio de pesquisas e trocas de ideias acompanhados pela orientação do professor. O trabalho da aluna recebeu uma menção honrosa.

Bianca Mangolin, uma das integrantes do grupo premiado com o primeiro lugar, conta como foi participar do 2º Concurso de Paisagismo. Para ela, a atividade proporcionou trabalhar para um cliente real em um projeto que pode sair do papel. “Foi um desafio grande. Tínhamos que solucionar alguns problemas citados pelo proprietário e trabalhar a parte paisagística, além da viabilidade de implantação. Ficamos muito contentes por ter realizado um bom trabalho que agradou o júri e os proprietários”, ressalta.

O proprietário da chácara, Everson José Juarez, diz que a participação no concurso de paisagismo foi uma boa experiência. “O concurso me surpreendeu, cada projeto tem uma particularidade que nos encantou. Nossa ideia é aproveitar e implantar em nossa chácara um pouco de cada projeto”, comenta Juarez.

O professor organizador completa ainda que “é de extrema importância para o aluno poder trabalhar em casos reais, este contato permite trabalhar a questão interpessoal e a colaboração”, completa.

Fizeram parte do júri os profissionais Jacqueline Tamashiro, Fabrícia Ikuta, Michelle Teruya e Marcos Martins Costa.

1º Concurso
O 1º Concurso de Paisagismo ocorreu em outubro, entre os alunos do 8º termo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente. O concurso teve como tema o desenvolvimento de um projeto para uma área de um condomínio em Presidente Epitácio.