X

2 Anos

Noturno

30 vagas

Por:
R$ 968,80


Sobre o curso

Mas afinal, o que é Gestão Financeira? O curso de Gestão Financeira oferecido pela Toledo Prudente tem como objetivo abordar assuntos do mundo empresarial, em particular, do cenário brasileiro, tais como custos, planejamento financeiro, taxas de juros, carga tributária, volume de crédito, variações inflacionárias, regras de mercado, tomada de decisão e outros. Esses conteúdos são estudados em disciplinas que compõem grade curricular de Gestão Financeira.

Amplamente discutidos e vivenciados de forma prática no cotidiano do curso, esses conteúdos se apropriam da tecnologia disponível e da experiência de mercado e titulação acadêmica dos professores para garantir uma formação eficaz e condizente com a necessidade do cenário econômico e empresarial do país. Dessa forma, o curso de tecnólogo em Gestão Financeira tem chamado a atenção de jovens que buscam de uma formação sólida e rápida e de pessoas que já atuam e desejam ampliar conhecimentos e se reposicionar no mercado de trabalho.

Durante os dois anos de faculdade, os alunos do curso de Gestão Financeira terão contato com metodologias ativas e técnicas de ensino como aulas dialogadas, seminários, visitas técnicas, videoconferências, estudo de caso e outros. Atividades interdisciplinares também são contempladas durante o curso e fazem a diferença na formação do gestor financeiro que irá atual ou gerenciar equipes formada por profissionais de diversos cargos das áreas de negócios.

O curso conta ainda com diversas atividades realizadas em laboratórios, com apoio de softwares específicos para o aprendizado e o incentivo à produção técnica. Os alunos podem participar também de grupos de pesquisa na área de negócios.

Toda a formação proposta pelo curso de Gestão Financeira vai proporcionar que o profissional atue em bancos, entidades de cunho social, cultural, governamental ou não governamental, em grandes empresas, no agronegócio e outras.

Mercado de Trabalho

Com um mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e otimizado, o profissional de Gestão Financeira tem a capacidade de avaliar, organizar e propor uma série de ações e comportamentos para as empresas, de modo que elas possam se manter em crescimento no cenário empresarial.

Pensando na proposta de inserção no mercado de trabalho, o curso de Gestão Financeira da Toledo Prudente vida atender as necessidades e demandas de um cenário marcado com concorrência, otimização e processos, formando profissionais capacitados para planejar e executar projetos, gerir equipes e possuir um amplo conhecimento dos conceitos econômicos e financeiros no planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais.

O curso de Gestão Financeira da Toledo Prudente visa preparar o profissional para o mercado de trabalho e esse poderá atuar como assistente organizacional financeiro, analista de crédito financeiro e gestor de operações financeiras. Habilitará o egresso à prática do empreendedorismo, auditoria financeira, custo de pessoal, capacitando-o para o estudo da viabilidade econômico-financeira de um novo empreendimento, sua implantação e permanência no mercado.

Diferenciais da Toledo Prudente

O curso de Gestão Financeira da Toledo Prudente Centro Universitário possui o objetivo central de propiciar uma formação sólida e de qualidade ao aluno na área de gestão financeira, habilitando-o a exercer as atribuições a ele atribuídas, quer no planejamento, quer na organização e execução de ações que compõem o amplo leque dessa atividade.

Este profissional, além do conhecimento teórico e prático específico de sua área financeira, desenvolve ainda um espírito humanista, crítico e amplo, contribuindo de forma decisiva para a melhoria da sociedade e possibilitando a sobrevivência competitiva e financeira de uma empresa no mercado de trabalho.

O curso possui ainda um simulador empresarial que é utilizado como ferramenta para a condução das aulas de Jogos de Empresas. Dessa forma, possibilita simular a vivência empresarial e suas diversas atividades, abrangendo desde o planejamento até a avaliação do trabalho.

A Toledo Prudente possui vários grupos de pesquisa, sendo um deles na área de negócios, eixo temático: Relações Empresariais, Inclusão e Desenvolvimento Sustentável, por meio do qual, os alunos podem conseguir ainda bolsas de estudo.

A Empresa Júnior Toledo o NEET (Núcleo de Estágio e Emprego da Toledo Prudente), representam ainda outros diferenciais do curso. Enquanto a primeira proporciona aos alunos um espaço de aprendizado prático por meio de consultorias, assessorias, pesquisas mercadológicas, estudos organizacionais, projetos sociais, cursos e treinamentos para desenvolvimento dos alunos, o segundo tem como finalidade, capacitar, formalizar e acompanhar os alunos no desenvolvimento em processos seletivos e estágios.

Inserido no Projeto Toledo 4.0 Prudente, o curso de Gestão Financeira irá promover atividades que desenvolvam nos alunos atitudes e competências alicerçadas na Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

Entre as atividades, os alunos de Gestão Financeira irão desenvolver e-books e sistemas para prática financeira e consultoria contábil para empresas. O objetivo é propor soluções de forma rápida e tecnológica para empresas, facilitando os controles financeiros.

O retorno de todo esse investimento é a avaliação do Ministério da Educação (MEC), que sempre conferiu Nota Máxima ao curso de Gestão Financeira da Toledo Prudente

Perfil

“O cara”! É exatamente assim que as empresas enxergam o Gestor Financeiro dentro de uma empresa, e por isso ele é tão valorizado. Isso porque ele possui uma postura investigativa e é incentivado à cultura de educação continuada.  Ele possui ainda formação direcionada para aplicação, desenvolvimento e difusão de tecnologias, gestão de processos de produção de bens ou serviços em diferentes cenários e ambientes organizacionais.

A faculdade de Gestão Financeira da Toledo Prudente possui ainda capacidades específicas e valorizadas pelas empresas. É possível destacar a facilidade de colocar em prática conceitos contábeis, administrativo e econômico; elaborar planejamento estratégico do plano financeiro da empresa; operacionalizar processos e produtos financeiros ao mercado de capitais, estimular a capacidade empreendedora, tecnológica e inovadora na equipe que coordena; compreender a legislação vigente de administração financeiras.

 O curso superior de Tecnologia em Gestão Financeira desenvolve ainda a capacidade de análise financeira em sintonia com as necessidades do mercado, dando ao acadêmico o diploma de graduação em nível superior, exatamente como os cursos de bacharelado convencionais. Dessa forma, fica claro que curso tecnológico é faculdade!

Últimas notícias

últimas blog

  • Filmes para quem quer conhecer a respeito do Gestor Financeiro

    Para aqueles que querem aprender sobre finanças e negócios, veja alguns filmes fascinantes e indispensáveis para assistir. Prepara a pipoca e vamos lá...


  • O consultor financeiro!

    Já pensou em fazer carreira e ganhar dinheiro com esse talento? Isso mesmo, saber lidar com dinheiro, administrar recursos, planejar o uso destes recursos, fazê-lo multiplicar é para poucos. Em períodos de crise econômica então, são mais valorizados...


  • 4 funções que o gestor financeiro pode exercer

    Inovadoras, empreendedoras ou tecnológicas! O que toda empresa quer é ser competitiva no mercado. No entanto, muitas vezes o foco nestas questões faz-se esquecer da importância de um planejamento para a área financeira...


  • Fazer um curso de 2 anos: Sim ou com certeza?

    Ao decidir fazer uma faculdade, muitas pessoas esbarram na quantidade de anos dedicados ao curso, que podem variar na maioria das vezes, de 4 a 5 anos...


  • Qual o perfil do gestor financeiro?

    Eu já posso te adiantar que o curso é extremamente interessante e dinâmico e o melhor, o mercado está em constante evolução e cada vez mais, busca os melhores profissionais...


Ver todas
Disciplinas Termo C / H
Análise de Cenários Econômicos 1 60
Contabilidade Básica 1 60
Estudos Organizacionais 1 60
Tecnologia nas Organizações 1 60
Trilhas TIE I 1 90
Auditoria e Perícia Financeira 2 90
Contabilidade Básica II 2 60
Finanças Corporativas e Valor 2 60
Matemática Financeira 2 60
Trilhas TIE II 2 90
Avaliação de Desempenho Financeiro e Organizacional 3 60
Direito Empresarial e Tributário 3 60
Eletiva 3 60
Gestão de Custos e Formação de Preços 3 60
Trilhas TIE III 3 90
Análise e Diagnóstico Financeiro 4 60
Estratégia de Precificação 4 60
Estratégias de Investimentos e Financiamentos 4 60
Gestão do Fluxo de Caixa 4 60
Projeto Integrador: jogos de empresas 4 210
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS(*) 30

(*) LIBRAS: Decreto nº 5626, de 22/12/2005. Disciplina optativa para turmas de, no mínimo, 30 alunos.

* Sujeito a alteração

NOTURNO
  1ª Aula
19h00
2ª Aula
19h50
3ª Aula
21h00
4ª Aula
21h50


Horário

de atendimento

agende um horário

  SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
Manhã - 10h00 - 12h00 - 09h00 - 12h00 -
Tarde 13h00 - 17h00 14h00 - 17h00 13h00 - 17h00 14h00 - 17h00 -
Noite - - - - -

Sistema de Avaliação de Aprendizagem

Frequência escolar
É condição para aprovação do aluno, a sua presença a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e às demais atividades programadas. É vedado ao aluno o abono de faltas, salvo nos casos previstos em lei.
 
Aproveitamento escolar
O aproveitamento do aluno, no semestre, será aferido por meio de uma prova, individual e escrita,  expressa em nota com grau numérico variando de zero a sete mais a pontuação referente a outras atividades, a critério do professor,  valendo de zero a três, perfazendo um total de dez pontos, ou seja,  
Prova de 0 a 7,0 + atividades (0 a 3)
 
Critério de aprovação
Será aprovado o aluno que obtiver aproveitamento (nota da prova+atividades), no semestre,  igual ou superior a 7,0 (sete) e freqüência mínima de 75%. 
 
OBS:1) É promovido ao termo seguinte o aluno aprovado em todas as disciplinas cursadas, admitindo-se ainda a promoção com dependências.   
         2) Caso o aluno não atinja a nota 7,0 (sete) , no semestre, deverá se submeter a exame final conforme segue:
 
Exame final
O aproveitamento do exame final será expresso em nota com grau numérico variando de zero a dez.
O aluno com freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e com nota de aproveitamento, no semestre, entre 3,0 e 6,99,  deve submeter-se a exame final. A nota mínima para aprovação no exame será  a média 5,0 (cinco), resultante da média aritmética entre o aproveitamento do semestre (nota da prova +atividades) e o exame final, considerada a média de aproveitamento final.
 
Aluno aprovado
Exemplo: Nota da prova+ atividades,  no semestre= 6,0 (seis) 
                 Nota do exame final                               = 4,0 (quatro)
                 Total                                                       =10,0 : 2= média 5,0 (cinco) 
 
Média final = 5,0 (aprovado com a média mínima) 
 
Critério de reprovação
1) Independentemente dos resultados obtidos pelo seu desempenho, será considerado reprovado na disciplina o aluno que não tiver comparecido a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades.
 
2) Será considerado reprovado o aluno que obtiver aproveitamento (nota da prova + atividade), no semestre,  inferior a 3,0 (três).
 
3) Será considerado reprovado o aluno que, tendo realizado o exame final, não conseguir média cinco, nota mínima exigida para aprovação com exame final.
Exemplo: Nota da prova + atividades, no semestre = 6,0  (seis)
                 Nota do exame final                                 = 2,0   (dois)
                 Total                                                          = 8,0 : 2= 4,0 (quatro)                   
 
Aluno reprovado: Média final = 4,0 (não obteve média final mínima de 5,0, após a realização do exame final).
 
Prova repositiva
Ao aluno que deixar de comparecer a prova (0-7,0), é permitida a realização de uma prova repositiva de cada disciplina, por semestre, valendo de zero a 7,0 (sete),  desde que requerida dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis antes da sua realização, que ocorrerá ao final de cada  semestre letivo. A nota obtida nas atividades  (0-3,0) deverá ser somada nesse momento. 

 

APRESENTAÇÃO

De acordo com o Art. 1º da RESOLUÇÃO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 02 DE 28 DE JUNHO DE 2017:

 

Compreende-se como atividade complementar dos cursos de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE, toda e qualquer atividade não incluída nas práticas pedagógicas previstas no desenvolvimento regular das disciplinas da matriz curricular do curso, desde que adequadas à formação acadêmica e ao aprimoramento pessoal e profissional do futuro formando. 

 

 

Estão sujeitos ao cumprimento das Atividades Complementares todos os discentes, devidamente matriculados, como condição para a obtenção de aprovação final no curso e colação de grau. (RESOLUÇÃO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 02 DE 28 DE JUNHO DE 2017, art. 7º). Cada curso estabelece uma carga horária mínima a ser acrescentada à carga horária sub-total, conforme o quadro a seguir:

 

Curso

Carga horária

Administração

300h

Arquitetura e Urbanismo

180h

Ciências Contábeis

300h

Direito

280h

Economia

180h

Engenharia Civil

180h

Engenharia de Produção

180h

Gestão Financeira

100h

Marketing

100h

Serviço Social

240h

Sistemas de Informação

300h

 

As atividades Complementares deverão ser realizadas nas seguintes modalidades:

• Ensino;

• Pesquisa;

• Extensão.

 

Somente são objeto de pontuação as atividades constantes nos itens apresentados na Tabela de Atividades Complementares. Para obter informações mais específicas, consulte a tabela de seu curso:

 

Administração;

Arquitetura e Urbanismo;

Ciências Contábeis;

Direito;

Economia;

Engenharia Civil;

Engenharia de Produção;

Gestão Financeira;

Marketing;

Serviço Social;

Sistema de Informação.

 

Não serão computadas as atividades realizadas em período anterior ao início das aulas do 1º termo do curso de graduação, bem como aquelas cumpridas no período em que o aluno estiver com sua matrícula trancada, ou inativo por qualquer outra razão. (RESOLUÇÃO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 02 DE 28 DE JUNHO DE 2017, art. 14º).

 

O atendimento aos alunos para consulta e esclarecimento de dúvidas será:

 

 

  • Às segundas, terças e quartas-feiras, das 08h às 12h e das 13h às 17h (c/ Mariana Custódio);
  • Às quintas-feiras, das 08h às 13h (c/ Mariana Custódio);
  • Às sextas-feiras, das 12h30 às 16h30 e das 17h30 às 21h30 (c/ Mariana Custódio);
  • Aos sábados, das 09h às 12h (c/ Mariana Custódio).
  • De segunda à sexta-feira: das 18h00 às 22h00 (c/ Fernanda Oliveira – Secretária de Coordenação de Cursos).

 

 

Fone: (18) 3901-4000/(18) 99693-8222  – Ramais: 3989 (segunda e quinta-feira: ramal 3935 ) - Mariana Custódio ou 3916 - Fernanda Oliveira

e-mail: pos.analista@toledoprudente.edu.br

Coordenadora de Atividades Complementares: Mariana Custódio

Autorização: Portaria nº 543, de 17 de Dezembro de 2008, publicado no D.O.U. de 19 de Dezembro de 2008.
Reconhecimento: Portaria nº 136, de 27 de Julho de 2012, publicado no D.O.U. de 30 de julho de 2012.
Renovação de Reconhecimento: Portaria Nº 203, de 25 de junho de 2020, publicada no D.O.U de 07 de julho de 2020.
 

Depoimentos Alunos

Tenho interesse